Buscar
  • marcelo macario

Você sabe quanto custa imprimir uma página?

Atualizado: Fev 25



Quando pensar em adquirir uma impressora ou multifuncional, uma das primeiras coisas que você deve considerar é quanto custará para imprimir por página com ela.


Você já deve ter notado na descrição de uma impressora as palavras: rendimento de página, ciclo de serviço e cobertura de página, etc. Mas o que isso significa e por que é importante?

O que é o rendimento da página? O rendimento de páginas é a quantidade máxima de páginas que você pode imprimir com um cartucho de tinta ou toner.

Como calcular o rendimento de uma página? Calcular o rendimento exato da página em um cartucho de tinta pode ser confuso porque nem todas as páginas serão impressas com a mesma densidade ou resolução. O rendimento por página dos cartuchos de tinta e toner também pode ser estimado usando o teste Padrão da Indústria (ISO) com 5% de cobertura em cada página.

Qual é a aparência da cobertura de página? 5% de cobertura ou preenchimento da página - Esta cobertura é de aproximadamente 5 ou 6 linhas de texto (com um tamanho de fonte de 12).


Abaixo está um exemplo de como isso poderia ser:


Como você pode ver, 5% de cobertura da página não cobre muito. Se, em vez disso, você estivesse imprimindo uma página inteira de texto, teria aproximadamente 15-20% de cobertura da página, o que significa que poderia imprimir cerca de 30-40% menos do que o rendimento total da página.

Páginas impressas com 5% de cobertura da página = 2.500 páginas

Páginas impressas com 15-20% de cobertura da página = 1.600 páginas

Que fatores podem alterar o rendimento da página? Como já mencionado, a cobertura da página é o fator mais comum que afeta o rendimento total da página. É normal que as impressoras domésticas e de escritório imprimam documentos com mais de 5% de cobertura de página, o que resulta na impressão de menos páginas do que o rendimento total da página.

Outros fatores que podem afetar o rendimento total da página podem incluir:

  • O cilindro de impressão ou unidade de imagem que está usando

  • Se as peças da impressora precisarem ser substituídas

  • A qualidade do toner ou tinta que você está usando

  • O tempo de uso da impressora


Mas nem só de toner ou tinta se calcula o custo de uma página impressa. Muito mais está envolvido no que podemos chamar de (CTP) ou (TCO) em inglês, ou seja: custo total de propriedade de equipamento.


É o custo total envolvido em manter uma impressora ou multifuncional. Toner, cilindro, fusor, revelador, lâminas e muitos outros itens, compõe o custo total de uma impressão ou cópia.



O que podemos fazer por você?


Quer saber o quanto gasta? Através de um levantamento detalhado, podemos tornar visível o que está oculto. Um projeto bem elaborado poderá trazer redução de custos e ganho de produtividade. A Toner Nordeste pode ter a solução para sua empresa. Clique aqui e solicite uma visita. https://www.tonernordeste.com/entre-em-contato

11 visualizações0 comentário